Matérias · Primeiro Ano

Cinesioterapia I – Alongamento

635

Olá, tudo bem?

Como estão neste segundo semestre? Já estou lotada de matéria para estudar! HAHAHAHA Mas este não é o assunto de hoje, correto? rs Darei continuidade em Cinesioterapia I e o assunto de hoje será Alongamento! 😀

Alongamentos são manobras utilizadas para alongar os músculos (causa o estiramento, alongamento das fibras musculares e dessa maneira, aumentam o seu comprimento) encurtados, com finalidade de aumentar a flexibilidade, prevenir retrações e contraturas. Essencial para aquecer e relaxar os músculos antes e depois de atividades físicas (prevenindo lesões). Alongamento também auxilia na melhora da respiração e na ativação sanguínea.

Encurtamento ou retração é uma leve diminuição do comprimento do tecido, que gera uma limitação na ADM. Contratura é uma diminuição acentuada no comprimento do tecido, também limita ADM e possui vários graus e nos mais acentuados, não alonga nem passivamente.

O alongamento pode ser:

  • Passivo: quando o paciente está relaxando e o terapeuta aplica uma força para alongar o tecido;
  • Ativo: quando o próprio paciente realiza a força do alongamento, ou seja, ele mesmo realiza o movimento.

Para a aplicação do alongamento passivo, o fisioterapeuta irá aplicar a força externa e irá controlar a direção, duração, intensidade e velocidade do movimento, sendo que, a força deve ser aplicada de maneira delicada e lenta, levando a articulação até o ponto de restrição, ou seja, onde encontra-se uma resistência e aplica-se a força para alongar o tecido ; a direção sempre será oposta a ação do músculo alongado, exemplo: tríceps realiza a extensão do cotovelo, então, será alongado através da flexão de cotovelo:

stretch_behind_head_triceps

Além disso, o paciente precisa estar relaxado e a região a ser alongada precisa estar livre de roupas restritivas ou órteses. A respiração é importante, pois,  quando o paciente respira fundo aumenta o relaxamento. Vale lembrar que não se ganha ADM completa em poucos atendimentos, o aumento da flexibilidade é um processo lento e gradual, exigindo semanas de tratamento para alcançar resultados significantes. Não devemos realizar alongamentos após fraturas recentes, quando houver um processo inflamatório ou infeccioso com dor ou sempre que o paciente relatar dor aguda.

O alongamento adequado previne encurtamentos que poderiam causar grandes dores, como as dores lombares, que são causadas pelo encurtamento dos músculos das costas. Além disso, o alongamento previne que um encurtamento vire contratura. Os músculos quando alongados regularmente conseguem suportar melhor as tensões do dia a dia.

Gostaria de compartilhar com vocês um vídeo super interessante que mostra como o simples ato de escrever uma mensagem pode acabar nos fornecendo uma má postura. Que tal mudarmos a posição do celular e prevenir futuras dores? Basta clicar no link: Pescoço de Texto

Como sempre, estou a disposição para comentários, dúvidas, sugestões e tudo mais!

Até o próximo post, beijos! :*

Referencias:

Alongamento: http://www4.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm

Imagens: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/exercicios-para-espantar-a-ansiedade/631/#

http://www.nautiquatro.pt/NOT%C3%8DCIAS/FAZALONGAMENTOSANTESDETREINAR/tabid/466/language/pt-PT/Default.aspx

Anúncios

2 comentários em “Cinesioterapia I – Alongamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s