Matérias · Segundo Ano

Cinesioterapia II – Definições

blog

Olá, tudo bem?

Primeiramente, gostaria de agradecer o feedback que recebo através das redes sociais e pelos comentários feitos aqui, isso é muito importante e gratificante! Hoje teremos algumas definições importantes para a fisioterapia e que notei que andaram pesquisando algumas no blog, vamos começar?

Distensão: é o alongamento excessivo de uma estrutura, ou seja, um alongamento além do seu limite fisiológico.

Entorse: trata-se de uma lesão traumática de uma articulação, uma sobrecarga resultante de sua distorção brusca com alongamento e laceração dos tecidos moles sem deslocamento permanente das superfícies articulares.

Sub-luxação: é um deslocamento parcial (incompleto) de uma parte óssea que normalmente envolve traumas secundários as partes moles próximas.

Lesões tendíneas:

  • Tenossinovite: inflamação simultânea de um tendão e da bainha sinovial que o circunda;
  • Tendinite: inflamação com ou sem depósito de cálcio em um tendão.

Sinovite: inflamação aguda ou crônica das membranas sinoviais. Possui um excesso de líquido sinovial dentro da articulação, que normalmente, é devido a traumas.

Bursite: inflamação de uma bolsa (bursa) sinovial articular.

Ruptura ou laceração: refere-se a um rompimento. Quando for parcial, ocorre dor na região da lesão quando o músculo é alongado ou se contrai. Quando completa, o músculo não traciona o local lesado de modo que o alongamento ou a contração não causem dor.

Osteoporose: desmineralização esquelética com perda do tecido e massa óssea.

Contusão: lesão produzida por um golpe direto, com ou sem laceração dos tecidos.

Contratura: trata-se de uma contração prolongada e involuntária, com encurtamento muscular sem lesão da fibra muscular. Ocorre um restrição da mobilidade articular.

Espasmo muscular: contração muscular prolongada em resposta as mudanças metabólicas e circulatórias locais que ocorrem quando o músculo está em estado de contração contínua ou sofre uma agressão. Pode ser uma resposta do músculo a um trauma ou dor.

Vale lembrar que “ite” significa inflamação, ou seja, basta associar a primeira palavra com o ite e lembrará o significado. Por exemplo, tendinite: tendão + ite = inflamação do tendão. Já o “ose” tem relação com processo degenerativo, por exemplo, osteoporose: degeneração do tecido ósseo.

Terminamos por aqui hoje! Qualquer dúvida, entre em contato através dos comentários, e-mail ou redes sociais. Sugeriram um tema de post pelo facebook, só gostaria de esclarecer que está anotadinho aqui ahaha será o próximo assunto!

Até o próximo post, beijos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s