Off Topic · Terceiro Ano

Off Topic – Cirurgia

post

Olá, tudo bem?

Este novo post será baseado em uma experiência incrível que tive o prazer de vivenciar, assistir uma cirurgia, ou melhor, assistir minha primeira cirurgia. Bom, como todos que acompanham o blog sabem, faço parte da LAOTMEM (Liga Acadêmica de Ortopedia,Traumatologia e Medicina Esportiva de Marília) e durante uma das reuniões da liga, descobri que poderia assistir uma cirurgia!

A patologia que acompanhei na cirurgia foi síndrome do túnel do carpo e cisto, vamos aproveitar e falar rapidamente sobre elas:

Síndrome do túnel do carpo: trata-se de uma neuropatia (doença ou problema no funcionamento do nervo) periférica devido a compressão do nervo mediano durante sua passagem no canal do punho, chamado túnel do carpo que se localiza entre a mão e o antebraço. Neste mesmo canal passam os tendões flexores. Possui um maior acometimento em mulheres. Vários fatores desencadeiam a síndrome, como LER (lesão do esforço repetitivo), fatores traumáticos (queda, fratura) e hormonais (gestação, menopausa).

Sintomas como parestesia (formigamento/dormência) do polegar e dos dois ou três seguintes dedos – piora no período noturno, dor irradiada até o cotovelo, fraqueza da mão e dor no punho e/ou mão são comuns.

post2

Cisto no punho (cisto sinovial): também possui uma incidência maior em mulheres e geralmente acometem a região posterior no punho (posição anatônica). Alteração estética, diminuição da força de apreensão e dor são sintomas mais frequentes. Trata-se de um nódulo macio, firme (não se move) cheio de fluído sinovial, são benignos, seu tamanho pode aumentar ou o cisto pode sumir sem a necessidade de cirurgia.

post3

Quando o médico retirou o cisto, vi uma pequena “bolinha” que aparentava ser firme mas o residente apertou e virou uma “gosma”, um líquido bem viscoso.

A experiência foi de grande valor, ver como uma cirurgia acontece é completamente diferente do que se imagina! A presença de alunos de fisioterapia nestas cirurgias, visam mostrar como os procedidos acontecem, entender o por quê do paciente relatar a dor e apresentar certas características para o nosso tratamento.

Sempre desconfiei que tinha uma certa agonia dos afastadores (estão na primeira imagem, parecem pequenos garfos) e adivinhem, tenho mesmo AHAHAHA. Mais uma vez, afirmo que a experiência foi fantástica! Caso tenha a possibilidade de assistir, não hesite.

post4.jpg

Até o próximo post, beijos! 😀

 

 

Referências:

http://www.iotrs.com.br/?menu=artigos&idmenu=6&idartigos=117

Imagens

http://www.institutobalsini.com.br/sindrome-do-tunel-do-carpo/#.V-kpFdQrKt8

http://arribasalud.com/sindrome-de-tunel-carpiano/

http://ossosdooficio.com.br/mao/cistos-na-mao-e-no-punho/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s