Matérias · Terceiro Ano

Terceiro Ano – As matérias que estudei

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Olá, tudo bem?

Primeiramente, gostaria de parabenizar os novos estudantes de fisioterapia! Espero que amem o curso e aproveitem bastante, o curso passa voando XD .

Assim como nos anos anteriores, o assunto de hoje será sobre as matérias que estudei durante o meu terceiro ano. Foram 20 matérias durante o ano letivo e farei um resumo dos temas vistos.

No quinto semestre foram 10 matérias:

  • Neurologia I: aprende-se sobre muitas doenças, como Alzheimer, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), esclerose múltipla, paralisia facial, TCE (Trauma Crânio Encefálico), níveis de sequelas medulares, enfim, é muito legal!
  • Ortopedia II: como fazer um diagnóstico fisioterapêutico, as formas de tratamento fisioterapêutico das doenças que foram vistas em orto I e aprender alguma outra que não tinha sido discutida ainda.
  • Reumatologia I: doenças reumáticas (como artrite gotosa e fibromialgia) aprendendo o que é a doença, suas manifestações e o tratamento clínico, além disso, os exames laboratoriais.
  • Pneumologia I: estuda-se a anatomia básica pulmonar, o funcionamento pulmonar fisiológico, gasometria, as doenças pulmonares (o que é, como prevenir, etiologias e tratamento clínico) como asma, DPOC, atelectasia e recursos manuais para lidar com estas patologias.
  • Cardiologia I: sistema circulatório, exames complementares, várias doenças cardíacas como infarto, cardiopatias congênitas (o que é, como prevenir, etiologias e tratamento clínico), fatores de risco para doenças cardíacas e um pouco sobre cirurgia cardíaca.
  • Próteses e Órteses: aprende-se a diferença entre órteses e próteses, terminologia de órteses, os tipos para membros superiores e inferiores, potencial funcional de acordo com o nível comprometido, níveis de amputação e os tipos de próteses para membros superiores e inferiores.
  • Geriatria e gerontologia I: diferença entre geriatria e gerontologia, alterações nos sistemas, como no neurológico, cardiorrespiratório e no aparelho locomotor decorrentes do avanço da idade.
  • Pediatria I: estuda-se o teste de APGAR, problemas comuns em RN (recém nascido) prematuro, doenças como meningite, toxoplasmose, hidrocefalia, síndrome de Down, síndrome de Turner, síndrome de West, síndrome de Rett, entre outras doenças. O foco é no que é a doença, as alterações que causa, sua etiologia e o tratamento clínico.
  • Farmacologia: mecanismo de transporte através da membrana, fatores que influenciam a absorção de drogas, o processo de distribuição desses fármacos, a biotransformação, excreção das drogas, como é a ação das drogas, entre outras coisinhas.
  • Ginecologia e Obstetrícia II: tratamento fisioterapêutico das doenças vistas em gineco I,além de aprendermos outras doenças e seus tratamentos.

E mais 10 no sexto termo:

  • Neurologia II: tratamento fisioterapêutico das doenças vistas em neuro I. Continuou sendo bem interessante, tivemos dinâmicas com pacientes que facilitaram a compreensão de como fazer e o motivo de fazer.
  • Reumatologia II: princípios de um tratamento fisioterapêutico, além disso, como em toda matéria II, os tratamentos das doenças vistas na I.
  • Pneumologia II: com todo o conhecimento adquirido sobre as doenças vistas em pneumo I, aqui estuda-se principalmente os tratamentos fisioterapêuticos de todas elas. Gostei muito, tanto de pneumo I quanto de pneumo II ❤
  • Cardiologia II: aprende-se mais doenças (são muitas rs), os tratamentos fisioterapêuticos para cada uma delas, transferências de decúbito, teste da caminhada de 6 minutos (teoria e prática) e teste ergométrico (teoria e prática).
  • Geriatria e gerontologia II: como lidar com as alterações no idoso, programas de exercícios e atividades para eles, promoção de saúde, a instabilidade postural e tendência à quedas, as doenças comuns nessa idade, como o trabalho da equipe multidisciplinar é fundamental para prevenir e tratar as complicações que o idoso possa ter.
  • Pediatria II: alterações dos joelhos, alterações nos pés, marchas patológicas, DNPM (Desenvolvimento Neuropsicomotor) normal, estimulação precoce, Kabat e tratamentos fisioterapêuticos das doenças vistas em pediatria I.
  • Desportiva: matéria onde aprende-se sobre as lesões mais comuns nos esportes (o próprio nome sugere rs), o mecanismo de lesão, prós e contras ao retorno rápido à atividade e possíveis formas de tratamento.
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I: um debate sobre itens de um TCC e o que é fundamental em um trabalho. Em cada debate, o professor passava um item do trabalho para ser feito, a avaliação da matéria é a entrega de um pré projeto de conclusão de curso.
  • Optativa: o nome sugere que você opta por algo, não é? Mas só sugere mesmo rs Tivemos aulas teóricas sobre CIF e CID (Classificação Internacional de Funcionalidade, incapacidade e saúde; Classificação Internacional de Doença), hemofilia, enfim, alguns assuntos importantes. A prática foi voltada para avaliações de todos os setores e visitas em um programa da universidade que conta com a atuação do fisioterapeuta.
  • Dermatofuncional: estuda-se muito sobre a pele, sobre as disfunções estéticas, como por exemplo, a FEG (Fibro Edema Gelóide, popularmente conhecida como “celulite”), princípios ativos, aparelhos usados nessa área e possíveis condutas para as disfunções.

Meu terceiro ano foi muito produtivo, acredito que, até agora, foi o melhor ano que tive na faculdade. As matérias são mais específicas e, consequentemente, me senti mais animada e consegui ter uma noção maior de qual área realmente me identifico mais. Como foi seu terceiro ano? Teve matérias diferentes, o que gostou e não gostou? 🙂

Para quem está cursando o terceiro (ou qualquer outro) ano, espero que seja incrível! Caso queira entrar em contato, fico à disposição. O blog mudou a aparência um pouquinho mas continua com as redes sociais lá no topo e ao seu lado direito, o botão “seguir” para receber os posts por e-mail.

Até o próximo post, beijos!

 

 

Referência

Imagem: https://pixabay.com/en/knowledge-book-library-glasses-1052010/

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