Anatomia Humana · Avaliação · Matérias · Terceiro Ano

Alterações dos Joelhos

Olá, tudo bem?

Gostaria de compartilhar com todos algo muito importante: há dez dias concluí minha graduação, agora é só esperar a colação e o registro no Crefito (passou tão rápido)! 😮
Agora conseguem entender o por quê do sumiço, certo? AHAHA

Mas vamos ao que mais interessa, o assunto de hoje é sobre as alterações nos joelhos.

A primeira alteração de joelho que iremos ver é a geno valgo: trata-se de um desvio dos joelhos em direção a linha média, ou seja, os joelhos são pressionados para dentro enquanto os pés permanecem para fora. Mais comum em mulheres do que em homens devido a constituição física destas, mulheres possuem o quadril mais largo e apresentam menor massa muscular. Também é encontrada em crianças que se sentam em “w”, favorecendo uma frouxidão dos ligamentos internos.

Os joelhos permanecem em um formato de “X” ou em “tesoura” e por causa desse desalinhamento, há o comprometimento no funcionamento dessa articulação, visto que, uma região do joelho sofre mais descarga do que a outra. Com isso, pode-se surgir algumas patologias, como artroses, tendinites e condromalácia.

geno varo refere-se ao desvio dos joelhos além da linha média, desencadeando um arqueamento das  pernas. Ocorre uma curvatura lateral da tíbia ou do fêmur e da tibia. É comum em bebês por conta do processo de formação dos membros inferiores e, normalmente, ocorre a correção e a estabilização conforme a idade avança.

Os joelhos ficam como se fosse montar em um cavalo, joelhos pressionados para fora e os pés permanecem para dentro. Assim como o valgo, o comprometimento no funcionamento adequado em joelhos varos, podem desencadear patologias, como a artrose e tendinite. O macete que todos já ouviram: quem é valgo não cavalga. O posicionamento dos joelhos valgos não “permite” cavalgar.

varo
Joelhos ficam arqueados “( )”

 

Outra alteração é o geno recurvato, trata-se de uma hiperextensão dos joelhos, ou seja, a projeção deles para trás, geralmente desencadeada pela hipertrofia e/ou encurtamento da musculatura extensora dos joelhos.  A linha da gravidade passa a frente dos joelhos.

recurvato
Joelhos com projeção para trás

Já o geno flexo consiste em uma projeção dos joelhos para frente e a linha da gravidade fique atrás dos joelhos. Provocado pela hipertrofia e/ou encurtamento da musculatura flexora dos joelhos e panturrilhas.

flexo
Joelhos com projeção para frente

As alterações podem ter como etiologia o raquitismo e carência de vitamina D; distúrbios de crescimento epifisário devido a traumas e infecções; frouxidão ligamentar; tíbia vara; posturas viciosas; hipertrofia, encurtamento e hipotrofia de musculaturas e sobrepeso.

A avaliação fisioterapêutica é constituída por anamnese e exame físico. Na anamnese iremos investigar os hábitos posturais, tendência familiar a ter frouxidão ligamentar e se possui carência de vitamina D. Já no exame físico, realiza-se  a avaliação postural global adotada e não apenas a deformidade dos joelhos; teste de força muscular; identificar se há encurtamentos; avaliação da marcha; perimetria (para verificar o trofismo); mensurar as discrepâncias (real e aparente) e testes específicos para verificar se possui frouxidão ligamentar.

O tratamento será traçado de acordo com a alteração que o paciente apresente e de sua etiologia. Exercícios de fortalecimento, correção postural, treino de equilíbrio, propriocepção e de marcha e orientações sobre os hábitos posturais e uso de palmilhas são exemplos de condutas.

Por hoje terminamos! Espero que tenham aproveitado o post e, como sempre, estou a disposição para sugestões de temas e dúvidas.

Até o próximo post, beijos.

 

 

 

Referências das imagens:

https://biosom.com.br/blog/bem-estar/como-alinhar-as-pernas-tortas-sem-cirurgia/

http://www.macetesdemae.com/2016/08/por-que-nao-e-legal-a-crianca-sentar-em-w.html

http://www.treinoemfoco.com.br/desvios-posturais/joelho-recurvato-como-avaliar-atraves-da-biofotogrametria/

https://www.yumpu.com/pt/document/view/13135850/desvios-posturaispdf-vitalitiacademia/24

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s