Off Topic

Off Topic – Trilhando novos caminhos

bridge-3043778_1920

Olá, tudo bem?

No primeiro Off Topic, que também foi o primeiro post do blog, abordei sobre o meu processo de admissão na universidade. No de hoje, irei compartilhar com vocês outra conquista muito importante para mim!

Durante os estágios obrigatórios me identifiquei muito com a área hospitalar e quis adquirir mais conhecimento sobre esse setor. No primeiro semestre do ano passado, o hospital da universidade disponibilizou vagas para estágio extracurricular e me candidatei. Depois do processo de entrevistas, fui selecionada para atuar no segundo semestre nas enfermarias, UTI e, uma vez ou outra, acompanhar o atendimento na UTI neonatal.
O estágio me proporcionou um grande crescimento, aprendi muitas coisas com a equipe multiprofissional e só confirmei o quanto gostava daquele ambiente rs

Já tinha decidido que iria realizar os processos seletivos para residência visando meu crescimento profissional e em setembro foi liberado o primeiro edital. Sendo assim, desde setembro de 2017 – mais conhecido como ano passado ahaha – venho buscando conquistar uma vaga na residência 🙂
Realizei provas em SP, MG e PR, normalmente as residências possuem poucas vagas e muitos candidatos! Por exemplo, em um processo foram disponibilizadas seis vagas e mais de cem pessoas se inscreveram, ou seja, aproximadamente dezesseis pessoas disputando uma vaga.

A composição dos processos seletivos varia bastante, alguns possuem apenas uma fase (prova de múltipla escolha) e outros apresentam duas ou mais, sendo que, a primeira fase é constituída por prova de múltipla escolha e prova dissertativa, prova prática, análise curricular e entrevista são exemplos de alternativas para a segunda ou mais fases.

Em todas as provas que fiz, analisava os temas que não eram de minha dominância e tentava aprender para a próxima, ou seja, mesmo recebendo um “não”, a experiência era válida. Claro que ninguém gosta de receber “não” mas faz parte, ainda mais em processos tão disputados!

Em fevereiro abriu o processo seletivo da FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) para a área materno-infantil e me inscrevi. Como só tinha uma vaga, foquei em uma frase que minha professora sempre me dizia “não se preocupe com o número de vagas ou de candidatos, você só precisa de uma vaga!”. Passei por duas fases e no dia 26 de março, fui convocada para realizar minha matrícula! Não tenho como descrever minha alegria, depois de tantos “nãos”, o tão esperado “sim” chegou!!! Se não me engano, algumas lágrimas de felicidade escaparam ahahaha

Sendo assim, venho compartilhar com todos vocês que sou fisioterapeuta residente em materno-infantil 🙂 Todo o esforço valeu a pena, porém, o caminho ainda é longo e agora são/serão novos desafios, objetivos e experiências!

Nosso Off Topic termina por aqui, caso tenham sugestões de assuntos que gostariam de ver no blog, é só me enviar que farei o possível para publicar.

Até o próximo post, beijos!

Referência imagem:

https://pixabay.com/en/bridge-at-the-court-of-nature-3043778/

Anúncios

4 comentários em “Off Topic – Trilhando novos caminhos

  1. Que linda, menina!
    No alto dos meus quase 27 anos, estou naquela crise que algumas pessoas que escolheram sua profissão não por gosto ou por identificação, mas por razões menos importantes, passam (risos (de desespero rsrs)) e pensando em finalmente ter coragem e fazer transição de carreira para o que eu sempre quis: a fisioterapia.
    Que delícia encontrar esse blog e que surpresa ver que ele ainda está sendo atualizado!
    No mais: PA-RA-BÉNS!! Espero que você seja muito muito feliz nessa profissão tão grandiosa, e que as possíveis decepções não te afastem do caminho ❤

    beijos

    Curtir

    1. Obrigada, Jéssica!!
      Sei que cada um tem suas dificuldades mas apoio muito a busca pela profissão que sempre gostou!
      Agradeço suas palavras, desejo tudo de bom e que seja minha parceira de profissão em breve!
      Sobre as decepções: precisamos de profissionais diferentes e que não desanimem. Mais que isso, precisamos de cidadãos que saibam como o SUS funciona e como lutar por isso 😉

      Curtir

  2. Daniela,
    Parabéns pelo belíssimo trabalho com o blog!!!
    Realmente, é algo que faz a diferença aos estudantes e profissionais que querem se diferenciar. Desejo muito sucesso na residência. Aproveite muito porquê muito do que verá na residência você verá depois de muitos anos nos hospitais comuns. Nunca pare de estudar e sucesso sempre.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s