Matérias · Segundo Ano

Segundo Ano – As matérias que estudei

books-690219_640

Olá, tudo bem?

Assim como foi visto no ano passado, hoje teremos um breve resumo do meu segundo ano na faculdade. Foram 17 matérias vistas em 2015, sendo que, no primeiro semestre foram 8 e, consequentemente, no segundo semestre 9. Como já foi dito, os semestres são divididos em “termos”, ou seja, no segundo ano cursei o terceiro e o quarto termo.

No terceiro termo:

  • Patologia: estuda doenças e as alterações que estas provocam no organismo.
  • Cinesiologia I: estudo dos músculos, provas de função dos mesmos, origem e inserção, mecanismo de contração e muito mais. Matéria importantíssima!!!
  • Fisioterapia Geral II: aprende-se técnicas dos aparelhos e exercícios que iremos aplicar em nossos pacientes. Em fisio geral II, estudei termoterapia, crioterapia e muito mais.
  • Recursos Terapêuticos Manuais I: o nome também já nos dá uma ideia do que possa ser rs aprende-se vários tipos de massagens (adoro a quick <3).
  • Cinesioterapia II: estágios de inflamação, reeducação funcional geral e específica, noções do método Kabat, entre outros.
  • Ética: discutimos as atitudes de um profissional ético, nossos direitos e deveres, os problemas éticos no campo da saúde e o código de ética profissional do fisioterapeuta.
  • Bases e Métodos de Avaliação II: continuei aprendendo métodos de avaliar o paciente.
  • Fisiologia I: estudamos as funções e o funcionamento normal que ocorrem nas células, tecidos e órgãos sadios.

E no quarto termo:

  • Saúde do Trabalhador: bom, como o próprio nome diz, aprende-se sobre a saúde (e segurança) do trabalhador, ou seja, através da fisio podemos melhorar a saúde dos trabalhadores! Como? Aguardem, teremos este assunto no blog 🙂
  • Imaginologia: é o estudo de exames de imagens, sendo assim, estudamos o raio-x, tomografia, ultrassonografia, entre outros.
  • Ortopedia I: aprende-se os tipos de fraturas de cada local, suas principais causas, formas de tratamento e complicações.
  • Fisioterapia Geral III: aprende-se as técnicas dos aparelhos que iremos aplicar em nossos pacientes. Aqui, vimos muito a eletroterapia.
  • Cinesiologia II: estudei os plexos, lesões nos plexos, nervos e ligamentos, lesões em nervos, entre outros.
  • Recursos Terapêuticos Manuais II: mobilização articular e manipulação articular (o famoso – e divino – estalar ou estralar)
  • Fisiologia II: estudamos as funções e o funcionamento normal que ocorrem nas células, tecidos e órgãos sadios.
  • Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia I: estuda-se todas as fases da mulher, as condições clínicas fisiológicas e patológicas da ginecologia e obstetrícia.
  • Neuroanatomia Humana: (achei essa matéria sensacional!) aprende-se sobre as áreas funcionais, como é feita a vascularização do encéfalo, as vias eferentes e aferentes, enfim, é demais!

Estas foram as matérias vistas no meu segundo ano de faculdade! Sua grade foi diferente? Comente. Como sempre, algumas foram mais divertidas, fáceis, super interessantes mas sempre tem uma (ou mais) mais complicada :/ ahahaha.

Até o próximo post, beijos!

 

Referência

Imagem: https://pixabay.com/pt/livros-notepad-caneta-educa%C3%A7%C3%A3o-690219/

6 comentários em “Segundo Ano – As matérias que estudei

      1. Nossas aulas práticas foram numa empresa de aluguel e venda de veículos. Fizemos avaliação do local, a análise cinesiológica de cada setor e traçamos os principais riscos à saúde. No final aplicamos uma cinesioterapia laboral. Fizemos também essas análises em locais diversos, tipo em salão de beleza, escritórios, mecânica e até na própria universidade. Foi a única matéria muito produtiva desde que entrei 🙂

        Curtido por 1 pessoa

      2. Poxa, que legal! No meu caso, tivemos que desenvolver trabalhos apontando os problemas e sugestões para determinado local.
        É mesmo? Bom, isso varia muito da metodologia da instituição.
        Adorei saber mais sobre suas aulas 🙂 Estou a disposição para trocarmos mais “figurinhas” ahaha
        Beijo!

        Curtir

  1. Que grade.. se eu for falar a minha, nunca desanimei tanto com o curso, como o segundo ano de curso, muitas matérias toscas. Você nem sente que cursa fisioterapia.. Adorei conhecer o blog.

    Curtir

Deixe um comentário